Resumo
A pandemia do novo Corona vírus provocou a necessidade do isolamento social para conter a transmissão, direcionando escolas e instituições de ensino a adotar práticas pedagógicas de ensino remoto, fato que tem gerado novos desafios para o processo de ensino e aprendizagem. Considerando o referido contexto educacional, este trabalho tem como objetivo de analisar as potencialidades que as correções coletivas (entre monitor e docente) podem promovem na melhoria da escrita dos textos dos alunos, além de discutir as lacunas ainda existentes durante o processo. Para tanto, serão analisados textos dos alunos, em diferentes versões, e suas correções, feitas coletivamente pela docente e pela monitora da disciplina de Leitura e Produção textual do primeiro ano do curso de Letras - Português/Inglês da Unespar, campus de Campo Mourão. Como resultados, percebe-se que a participação da monitora no processo de revisão e reescrita apresenta três contribuições: a) para os estudantes atendidos, já que possibilitou a presença de uma voz complementar no processo avaliativo; b) para a monitora, visto que promoveu uma experiência para sua formação docente; c) para a monitoria, pois promoveu uma maior aproximação e contato entre estudantes e monitora neste contexto de afastamento social. Assim, pudemos perceber resultados animadores e positivos.
Palavras-chave: Leitura e produção textual. Monitoria de disciplina. Revisão e reescrita.
Giovanna Silvério Galera – Discente no Curso de Letras - Português/Inglês da UNESPAR, campus de Campo Mourão. Monitora da disciplina de Leitura e Produção Textual do primeiro ano do Curso de Letras - Português/Inglês da Unespar, campus de Campo Mourão. E-mail: giosilverio.galera@gmail.com
Boa noite!
ResponderExcluirGostaria de destacar que achei muito interessante a prática relatada, uma vez que a produção textual é um dos grandes desafios enfrentados pelos acadêmicos, não apenas pertencentes ao curso de Letras, mas dos cursos de nível superior de maneira geral. Com isso, gostaria de perguntar sobre os resultados produzidos especificamente nas produções textuais dos alunos, se com a correção coletiva foi possível observar melhorias na elaboração de textos?
Elaine Maestre Polido de Araújo
Boa noite!
ResponderExcluirAgradecemos o comentário, é sempre muito bom refletir com outras pessoas a respeito do trabalho que estamos desenvolvendo, obrigada!
Respondendo a pergunta, sim. Foi possível observar melhorias significativas na elaboração dos textos dos alunos. No processo de revisão e reescrita dos textos, percebemos que eles consideraram os comentários e correções feitos por mim e pela professora Jacqueline e, com isso, fizeram reescritas muito interessantes, alterando o texto de acordo com a nossa correção e entregando novas versões muito boas.
Além disso, foi muito válido como monitora poder possibilitar aos alunos uma nova perspectiva, mostrando duas vozes diferentes para eles nesse processo de correção.
Também pude perceber que a correção conjunta foi essencial para a aproximação e confiabilidade dos alunos com a monitora (eu), o que tem sido bastante desafiador no contexto de afastamento social em que estamos.
Espero ter respondido a sua pergunta e, mais uma vez, obrigada!
Giovanna Silvério Galera
Obrigada pela resposta, Giovanna. Muito bom saber que ocorreram melhorias nas produções textuais dos acadêmicos.
ExcluirElaine Maestre Polido de Araújo